O Centro foi criado por uma senhora local. Liliana dos Santos que desde cedo desenvolveu uma grande paixão por todos os animais. Vegetariana, Liliana voluntariou-se nos canis municipais locais onde ficou horrorizada a ver as condições em que estavam mantidos os cães.
Enquanto estava na Universidade, tentou ajudar o maior número de cães, realojando alguns entre amigos e família e ficando com outros. Em breve apercebeu-se que para ajudar o elevado número de cães que necessitavam de ajuda tinha de desistir dos estudos e dedicar todos os esforços na recolha e realojamento dos cães abandonados e/ou negligenciados. Sem arrependimentos, Liliana escolheu a sua vocação da vida a pensar no bem dos animais.
O Cantinho da Lili dedica-se a reabilitação e realojamento de cães e cachorros abandonados e/ou negligenciados.
O Cantinho da Lili foi criado, e Liliana conseguiu utilizar durante algum tempo um abrigo velho, contudo não era o mais adequado e em breve ficou sem espaço uma vez que havia cada vez mais cães que precisavam de cuidados. Assim, em agosto 2012, mudou-se para a localização atual de Gouveia onde continua a trabalhar incansavelmente para os cães que tem ao seu cuidado.
Liliana é ajudada por um grupo de voluntários que contribuem tanto nas tarefas de limpeza do abrigo como na alimentação e no cuidado de todos os cães. Agradecemos profundamente aos nossos voluntários pela dedicação, mesmo nos tempos extremos que temos aqui em Gouveia! Liliana, também é ajudada pela generosidade de pessoas que apadrinham alguns cães e/ou oferecem doações em dinheiro, comida ou outros bens.
Liliana esta profundamente grata ao seu parceiro Carlos e aos seus amigos e familiares por todo o suporte ao longo dos anos.
O centro pode abrigar setenta cães e quando um sai um sempre entra. Existe espaço na terra para construir mais abrigos que é algo que poderíamos fazer no futuro.
O Centro tem 12 abrigos com uma área interior coberta e com camas e outra ao ar livre com água fresca potável. A área exterior precisa urgentemente de ser cimentada já que atualmente é apenas terra e alguns cães escavam grandes buracos e a urina e absorvida pelo terreno. Infelizmente os custos destas reparações estão acima do que o Centro pode pagar chegando a um orçamento de 3.500 Euros.
Os abrigos são verificados diariamente, tanto as camas como a área em que se encontram, limpos de todas as fezes, e lavados de quaisquer vestígios de urina. Enquanto isto acontece os cães vão brincar e correr na área exterior. Infelizmente devido a falta de voluntários, há dias em que os cães têm apenas meia hora para ser escovados ou para brincar e correr. Com mais ajuda poderíamos passar mais tempo com estes cães.
Os cães são visitados e alimentados diariamente. No inverno os cães comem por volta de 30kg. de ração seca todos os dias, e por volta de 20kg. no verão. Frequentemente algum cão precisa de tratamentos veterinários, por alguma condição médica, doença, vacinação ou porque precisa de ser esterilizado.
Todos os cães e cachorros que estão ao nosso cuidado são desparasitados interna e externamente, vacinados e têm microchip. Visite a secção de Perguntas Frequentes para mais informações sobre vacinação, microchips e outros problemas de saúde.
O Cantinho da Lili é uma organização sem fins lucrativos. O abrigo não tem grandes despesas, a nossa renda é bastante baixa e a única conta que temos que pagar é a da água, já que não temos gás, eletricidade, linhas telefónicas no abrigo. A Liliana não recebe ordenado e conta com o apoio financeiro da sua família para ela e o abrigo. No entanto,devido à escassez de voluntários e a quantidade de cães, tivemos de empregar uma pessoa a tempo parcial. Com perto de 70 cães ao nosso cuidado, temos muitas despesas, principalmente em ração e cuidados veterinários.
O objetivo principal do abrigo é reabilitar e realojar cães abandonados. Gostaríamos muito de ver as nossas boxes vazias, e todos os nossos cães a fazerem parte de uma família, mas temos que ser realistas e sabemos que isso não vai acontecer neste momento e também temos outros objetivos. Em primeiro lugar, recolher fundos para ajudar com as despesas de manutenção do abrigo. Em segundo lugar, incentivar mais pessoas a voluntariarem-se no seu tempo livre para cuidar destes cães. Em terceiro lugar, sensibilizar as pessoas sobre a grande quantidade de cães abandonados e vítimas de abuso que há aqui em Portugal, e promover o fim da crueldade contra os animais.
Devido à grande quantidade de cães vadios e abusados que há em Portugal, o nosso abrigo sempre está cheio. Quando temos espaço resgatamos cães das horrorosas condições dos canis municipais. Veja as Perguntas Frequentes para mais informações sobre o problema dos cães vadios, animais que sofrem de abuso e os canis municipais.